Boletim Informativo

Como fazer um bom texto dissertativo?

Detalhes como a exposição de fatos e ideias e, até mesmo, uma rasura podem ser determinantes para uma boa redação em concursos públicos.

Muitos editais solicitam aos seus candidatos uma redação como parte do processo seletivo. E, geralmente, o resultado é um texto dissertativo.

O que é um texto dissertativo?

Uma redação dissertativa tem a função de mostrar à banca examinadora de um concurso se você possui um bom encadeamento de ideias e se consegue solucionar problemas.

Assim, o texto dissertativo exige dos candidatos a exposição de fatos, ideias e opiniões: quem escreve poderá defender um ponto de vista, contestar ou afirmar uma opinião, definir ou conceituar termos ou até mesmo explicar, informar e esclarecer um assunto.

Ele deve persuadir, convencer o leitor com argumentos sólidos, fundamentados e procedentes, apresentando ao final uma conclusão reflexiva e convincente.

E como fazer um bom texto dissertativo?

1) Utilize sempre a norma culta ou padrão da língua portuguesa e observe as regras gramaticais

Pode parecer óbvio, mas um bom texto deve seguir à risca a norma culta da língua portuguesa, observando também detalhes como a acentuação gráfica, concordância, ortografia, pontuação… Cada detalhe é levado em conta na hora da correção.

2) Divida de forma correta as sílabas quando uma palavra estiver no final da linha

Observar a divisão silábica das palavras e a forma como é feita em seu texto dissertativo podem render pontos para você em um concurso. Um outro ponto importante é com relação ao traço utilizado ao fazer esta separação: observe bem onde você irá fazer a separação e tome cuidado para não fazer um traço fora da linha no formulário de redação.

3) Cuidado com a forma do “til” ou do “cedilha”

Muitos candidatos perdem pontos em concursos por colocarem o “til” e a “cedilha” de forma inadequada. Por isso, e faça cada um destes sinais com máxima clareza possível.

4) Cuidado com as rasuras

Outro ponto que pode afastar você de sua aprovação é a presença de rasuras em sua redação. Para evitar isso, faça um rascunho e revise antes de fazer a versão final do texto. E, se mesmo assim, houver algum erro, faça desta forma: (errado) – deixe a palavra ou frase  erradas entre parênteses e cortado, de forma que o examinador leia a palavra riscada, pois do contrário pode considerar rasura.

5) Seja objetivo

Ninguém gosta de ler um texto com redundância, excesso de palavras ou que seja confuso. Defenda suas ideias de forma encadeada, e observe se sua redação possui começo, meio e fim.

Dica nossa:
Quer escrever da melhor forma possível e ter ainda mais dicas de redação? Temos a correção de redação, feito para você. Acesse aqui e confira mais sobre o serviço.

Comentários

Fale Conosco